Como praticar exercícios no frio?

Quando chega a estação mais fria, muitas pessoas têm mais dificuldade em manter sua rotina de exercícios em dia. Treinar no período de inverno é uma tarefa que exige muita determinação para enfrentar o frio, pois é mais convidativo ficar debaixo das cobertas. Além disso, o nosso corpo gasta mais energia para se manter aquecido, dessa forma, sentimos menos disposição para praticar atividades físicas, mas é importante manter a frequência e tentar não deixar o frio abater.

Por isso, reunimos algumas dicas para você desafiar a preguiça e movimentar o corpo mesmo quando as  temperaturas do inverno estão baixas.

Escolha um horário ideal

Durante os dias frios o maior desafio é sair da cama. Durante a manhã, o termômetro costuma mostrar as temperaturas mais baixas do dia, o que acaba sendo um empecilho para quem costuma se exercitar nesse período. Então, uma boa alternativa, e se a sua rotina permitir, escolha um período ou horário para você conseguir se exercitar regularmente.

A tarde ou o meio-dia, combinado com outras atividades diárias pode ser uma boa opção. Assim, a disposição será maior, e será mais fácil superar o desânimo causado pelo frio. No entanto, vale lembrar que cada pessoa tem um ritmo diferente. Portanto, é importante descobrir o que funciona melhor para você observando os momentos de maior energia e entusiasmo pelo exercício.

Faça um aquecimento

É importante aquecer o corpo antes de começar a atividade, pois as baixas temperaturas aumentam os riscos de lesões, os músculos ficam mais rígidos devido ao frio. Faça alguns alongamentos, aqueça os músculos e as articulações. Se for a musculação, faça uns 10 minutos de esteira antes de iniciar o treino.

Invista em roupas mais quentes

Utilizar roupas mais quentes nessa época também pode ajudar a enfrentar o frio para se exercitar. É importante que as roupas sejam transpiráveis. Uma boa opção de uso é a conhecida segunda-pele, ele é uma boa proteção para os dias frios, além de ser transpirável. Dependendo do tipo de atividade, o corta-vento ou moletom também pode ser uma boa pedida.

Encontre companhia para o treino

Independentemente da temperatura, ter companhia para o treino é, na maioria das vezes, um incentivo. Por isso, durante os dias mais frios, ter alguém que ajude a encorajar a treinar, pode ser uma boa maneira de colocar o treino em dia.

Coloque metas a cumprir

Outra excelente maneira de manter a frequência de treinos durante o inverno, é trabalhar algumas metas durante a semana. Avalie quais são seus objetivos de atividade física, como: perda de peso, condicionamento, redução do colesterol e outras intenções.Dessa maneira, a prática será sempre um desafio e você se sentirá mais à disposição para alcançar os resultados desejados!

Não faça atividade por fazer, faça o que você gosta

Nunca faça uma atividade física apenas por fazer, busque aquilo que mais tem a ver com você e você gostar, pois, trará mais motivação e prazer ao realizar. Quando fazemos algo que não nos motiva, a tendência é de desistir facilmente nos momentos de adversidade. Portanto, já sabe, pratique atividades físicas regularmente e, principalmente, aquelas que você mais gosta!

Não deixe de aproveitar todos os benefícios de ser sócio do Cerâmica Clube. Aqui você encontra diversas modalidades esportivas para praticar e não deixar de se movimentar durante o inverno. Clique aqui para acessar a página de esportes e faça o seu agendamento!