História do Tênis: conheça um pouco mais sobre essa modalidade que conquistou o mundo

Muitas vezes, quando gostamos muito de algo, como uma modalidade esportiva, por exemplo, nós costumamos ter as mais diferentes curiosidades sobre o assunto. Você já se perguntou alguma vez, ou pesquisou sobre a história do tênis? Já parou para pensar em como era uma partida de tênis antes de existir a raquete?

Pois, hoje, neste artigo vamos trazer para você um pouco da história do Tênis de quadra e algumas curiosidades sobre esse esporte que une diversos praticantes ao redor do mundo, além de ser um dos mais antigos da história.

Quando surgiu o tênis de quadra?

Antes de existirem as raquetes, o tênis teve sua origem na antiguidade. Há registros do antigo Egito, durante o século V, de jogos que usavam apenas uma bola e as mãos. Uma versão muito semelhante ao tênis moderno também surgiu na Itália e na França do século XII, onde os monges jogavam algo semelhante, porém, ao invés de bola, usavam algo parecido com uma peteca, em quadras fechadas e com espaços delimitados.

A conquista do espaço no cenário mundial

O esporte começou a fazer muito sucesso na Inglaterra, se espalhou pelos clubes, era praticado por nobres e pessoas de classe alta.

A adesão foi tal que o All England Croquet, um clube inglês muito tradicional, mudou seu nome para All England Lawn Tennis and Croquet Club. O nome soa familiar para você? É aqui que o torneio de Wimbledon acontece até hoje.

A partir desse momento, o esporte decolou. As unidades nacionais, a federação internacional e as primeiras regras oficiais foram criadas. Isso permitiu que a primeira competição de tênis ocorresse em 1877.

A All England sediou o torneio de 22 atletas, todos homens, que foi vencido por Spencer Gore. Este é considerado o primeiro torneio de Wimbledon da história. Os outros Grand Slams surgiram alguns anos depois:

  • US OPEN 1881
  • ROLAND GARROS 1891
  • AUSTRALIAN OPEN 1905

A Copa Davis estreou em 1900, e no meio dela várias outras competições surgiram, tomaram forma e ganharam destaque. O tênis ganhou o mundo!

Tênis nos Jogos Olímpicos Modernos

O esporte oficial já estava presente na primeira edição dos Jogos de Atenas em 1896. Os britânicos, norte-americanos e franceses foram os atletas principais. No entanto, em 1928 o tênis deixou de ser um esporte integral e assim permaneceu por 60 anos antes de retornar em 1988.

A razão para esta ausência é difícil de encontrar, mas existe uma grande coincidência com grandes episódios históricos que podem não ter tido ou tido qualquer influência, tais como: pós-guerra, crise de 1929, Segunda Guerra Mundial e muitos outros.

Já as mulheres só conquistaram o direito de participar dos Jogos Olímpicos em 1900, nos Jogos de Paris. Na ocasião haviam apenas 22 atletas em todas as categorias, praticamente todas eram francesas. A primeira mulher da história a ganhar uma medalha nos Jogos foi Charlotte Cooper, uma tenista inglesa que já havia vencido três vezes o torneio de Wimbledon.

O Tênis de Quadra no Brasil

O tênis foi trazido para o Brasil por imigrantes ingleses e franceses no século XIX, primeiro se espalhando para clubes de alto nível em São Paulo e  Rio de Janeiro e, gradualmente, se espalhando pelo país.

As primeiras quadras foram construídas em 1892 no São Paulo Athletic Club, daí em diante outros clubes do estado seguiram o mesmo exemplo, além do Fluminense de Río e depois do Country Club, os dois últimos em 1916.

Em 1924 o São Paulo Tênis Club, em parceria com outros 9 clubes formaram a Federação Paulista de Tênis. Não demorou muito para que outros clubes do estado se filiassem.

O país estreou na Copa Davis em 1932 com os atletas Nelson Cruz, então melhor tenista brasileiro, e Ricardo Pernambucano.

Em 1938, o Brasil estreou em Wimbledon com a participação do atleta Alcides Procópio. A Federação Brasileira de Tênis foi fundada em 1955. A partir daí, o Brasil ficou mais próximo do cenário internacional. O esporte cresceu e surgiram grandes nomes, entre eles Maria Esther Bueno, a melhor tenista brasileira de todos os tempos, que conquistou o primeiro lugar mundial em 1959 e, mais tarde, 3 anos depois, voltou a conquistar novamente. Além disso, ganhou 8 campeonatos  em Wimbledon e 5 torneios abertos dos Estados Unidos.

Depois deles, surgiram outros grandes nomes que fizeram muito sucesso como o Gustavo Kuerten, a Niege Dias, Marcos Hocevar entre outros grandes nomes do Tênis de Quadra brasileiro.

E aí gostou desse resumão sobre a história do tênis de quadra? Então você vai gostar muito mais de praticá-lo aqui no Cerâmica Clube. Aproveite para fazer o seu agendamento e começar a sua aula. Clique aqui e acesse a página de agendamento agora mesmo!