5 curiosidades sobre a Copa do Mundo 2022

5 curiosidades sobre a Copa do Mundo 2022

Muitos eventos mexem com a alma dos brasileiros e fazem parte do calendário nacional. Mas se há um evento pelo qual todos anseiam, é a Copa do Mundo, que acontece a cada quatro anos.

Este ano a Copa do Mundo será realizada no Catar, um pequeno país do Oriente Médio. E esta versão está repleta de curiosidades. Quer ver? Confira a lista dos fatos mais interessantes sobre o evento deste ano:

 

1 – É a primeira Copa do Mundo no Oriente Médio

Após 22 edições da competição mais aguardada do mundo, é a primeira vez que a Copa do Mundo será sediada no Oriente Médio, qual abriga países como Afeganistão, a Arábia Saudita, Barein, Catar, os Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria e a Turquia.

Mesmo com alguns países sendo palco de conflitos armados, o ano de 2022 parece estar passando por um período de relativa trégua, viabilizando a permanência de turismo nas regiões onde acontecerão os jogos.

 

2 – Catar, um país pequeno, porém, rico

Uma das questões que muitas pessoas se intrigam, é com a escolha do Catar para sede da Copa do Mundo 2022. O país tem apenas 11 km², ou seja, metade do tamanho de Sergipe (o menor estado brasileiro). No entanto, apesar de pequeno, o Catar é considerado um dos países mais ricos do mundo, isso devido ao petróleo, que faz com que seu PIB (Produto Interno Bruto), chegue a quase US$ 150 bilhões. 

 

3 – Pela primeira vez a Copa será realizada no final do ano

Localizado no Hemisfério Norte, o Catar tem o verão durante o meio do ano. No entanto, é um verão com temperaturas bem mais elevadas do que estamos acostumados, que oscilam entre 40 ºC e 50 ºC. Dessa forma, para receber atletas de diferentes países e acostumados com temperaturas bem mais baixas. A Copa foi transferida para o mês de novembro.

E isso vale até para quem está acostumado com o calor de lá. Alguns estádios do país, como o Khalifa Stadium, já têm sistema de refrigeração para toda a arena. Só assim os jogos podem acontecer sem afetar a saúde dos jogadores.

 

4 – O Catar tem pouca tradição no futebol

Diferente de Copas do Mundo anteriores, o evento acontecerá em um país sem tradição futebolística. Esta será sua primeira participação na competição, por estar sediando os jogos.

Sem seguir a tradição da União Internacional de Futebol, o Catar planeja dar um salto qualitativo no esporte  e se gabaritar como um polo futebolístico.

 

5 – Essa pode ser a última copa com 32 seleções

As Copas do Mundo costumam ter 32 seleções. Porém, segundo a Federação Internacional de Futebol (FIFA), a Copa do Mundo no Catar pode ser a última neste modelo, dessa forma, a 23ª edição do campeonato, em 2026,  será realizada com 48 seleções.

 

 

E aí, gostou dessas curiosidades? 

Agora é preparar o coração porque daqui a alguns dias a nossa seleção entrará em campo na busca pelo hexa!

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Fechar Menu