A preocupação com a educação dos filhos é algo que vem desde as primeiras semanas de vida, e é mesmo muito importante que toda criança tenha acesso ao conhecimento para construção da sua personalidade, caráter e liberdade individual, mas além da aprendizagem, existem algumas atividades que contribuem muito para o desenvolvimento pessoal da criança, principalmente o desenvolvimento motor, que é essencial para o crescimento saudável.
O balé, por exemplo, é a união do exercício físico com a dança, e tem a capacidade de desenvolver na criança, habilidades sensoriais, cognitivas e emocionais. E é na infância que estas habilidades devem ser estimuladas, pois é uma fase lúdica em que a criança pode extravasar toda a energia e estimular a criatividade, o que torna o balé uma atividade tão encantadora para elas, pois neste espaço ela aprende a dançar, se expressar e interagir.
A atividade física promovida para as crianças dentro do balé, além de ser dinâmica e divertida, é também um ótimo trabalho para a noção corporal e postural a partir da infância, possibilitando que ela cresça com uma postura saudável e a consciência de que o exercício físico é muito importante para toda a vida.
Entre os mais variados estilos de dança, o balé se destaca pela sua leveza, delicadeza e a beleza dos passos. A coreografia e a construção da apresentação, são frutos de muito esforço e concentração. Segundo especialistas, a criança que inicia esta atividade logo nos primeiros anos de vida, consegue crescer com uma resistência maior do que ela atingiria caso iniciasse na adolescência. Isso se deve a facilidade de o corpo de uma criança desenvolver o sentido de propriocepção, que é o desenvolvimento do equilíbrio, a força dos membros inferiores e da coluna.
Mas os benefícios do balé não ficam restritos somente às crianças que praticam, mas os pais também poderão sentir este efeito ao perceberem seu filho mais concentrado, com disposição, feliz e apaixonado pela arte. E os pais cada vez mais orgulhosos.