Natação

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    INSCRIÇÕES

    PESSOALMENTE no DEPARTAMENTO de ESPORTES.
    Algumas turmas podem ter lista de espera em função da procura pelas aulas.

    Vantagens:

    • A natação é uma atividade que não causa impacto nas articulações e nem na musculatura, portanto, não há risco algum de se haver lesões, como em outras atividades físicas.
    • A pessoa que pratica natação regularmente trabalha o sistema cardíaco e respiratório. Isso faz com que seu condicionamento físico melhore.
    • Quem nada os quatro estilos (crawl, costas, peito e borboleta) consegue trabalhar todos os grupos musculares do corpo, eliminando gordurinhas extras e fortalecendo a musculatura.

    Riscos:

    • Não há riscos para quem pratica natação sem extrapolar os limites físicos.
    • A freqüência mais alta dos batimentos cardíacos deve ser 75% da freqüência máxima permitida.

    Período mínimo para fazer efeito:

    • Para conseguir atingir uma melhora considerável em seu condicionamento físico, é preciso nadar durante 1 mês, 3 vezes por semana e 45 minutos por dia.
    • Quem está começando deve nadar somente crawl e costas. Depois, deve fazer alguns exercício corretivos e iniciar peito e borboleta.
    • A freqüência cardíaca recomendada é de até 75%.
    • Recomenda-se sempre o acompanhamento de um professor porque, apesar de o condicionamento físico apresentar evolução no início, com o passar do tempo, ele fica estacionado, já que não há instrução de um profissional.

    Gasto calórico médio:

    • De 400 a 530 kcal/hora
      Observação: A queima das gordurinhas depende do sexo, idade, metabolismo e condicionamento físico da pessoa.

    Quem deve praticar:

    • Qualquer pessoa que goste de esportes aquáticos.
    • O estilo borboleta não é indicado para mulheres grávidas, porque força a coluna.
    • Quem é hipertenso deve sempre medir a freqüência cardíaca durante a atividade para não deixar que ela fique muito alta.
    • Quem tem problema na coluna deve se concentrar mais nos estilos crawl e costas.
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