Jazz ou ballet? Veja as diferenças entre esses dois estilos de dança

A dança é uma das manifestações culturais mais populares e antigas do mundo. Por meio de pinturas encontradas em cavernas, estimasse que a dança existe desde a pré-história. Essa forma de expressão evoluiu com o passar dos anos e ganhou diversas formas de movimentos para diferentes estilos de músicas e apresentações, além disso, essa arte traz inúmeros benefícios ao praticante, tais como a melhora na concentração e no sono, o fortalecimento da musculatura corporal, o retardo no envelhecimento, entre outros.  

Ao longo da evolução humana e miscigenação de etnias e culturas, a dança se desenvolveu em muitos estilos que ganharam destaque, no Brasil, por sua vez, algumas são mais populares como o axé, a dança do ventre, o forró, o hip hop, country e o pagode entre outras. 

No entanto, existem dois dos estilos que mais fazem sucesso nas escolas de dança, clube e academia, que são o ballet clássico e o jazz. No Cerâmica Clube esses estilos são muito valorizados pelas histórias que carregam e pelos benefícios que podem proporcionar. Se você tem vontade de praticar um desses estilos, nós separamos alguns destaques para que você possa conferir as características de cada um e descobrir qual deles tem mais a ver com você.  

Ballet 

O ballet é o estilo de dança de origem Italiana, o nome ‘ballet’ significa bailar. Esse estilo é perfeito para aqueles que querem se expressar através de movimentos leves e delicados. Ao praticar essa dança, o aluno se vê constantemente na busca pela perfeição em seus movimentos e o uso da sapatilha de ponta faz com que ele ganhe ainda mais o aspecto leve e etéreo.  Apesar da força e da técnica por trás dos movimentos, um dos principais objetivos do ballet clássico é transmitir ao espectador a ideia de que tudo é realizado com suavidade. 

O ballet é uma dança, mas é também uma das atividades físicas mais completas. Ela trabalha o corpo e a mente, traz uma sensação de prazer e bem-estar. Tonifica o tônus muscular, colabora no ganho de força e na postura corporal e é uma dança que pode ser pratica desde a infância até idade adulta. Nunca é tarde para começar! 

Jazz 

Esse estilo de dança surgiu e se tornou popular na mesma época em que a música Jazz, surgiu nos EUA, no final do século XX, tanto o estilo musical quanto a dança são naturais da cultura negra.  

O Jazz por sua vez, recebe a influência de diversos estilos, ainda que exista em seu princípio técnico, algumas características próprias do ballet e apresenta uma particularidade marcante que é a ideia do improviso. Esse estilo de dança é mais fluido, qual se baseia nos movimentos naturais do corpo, no movimento das articulações. Dessa forma, mesmo que o praticante se dedique ao máximo a sua coreografia, no momento da dança, será necessário que ele consiga criar a impressão de espontaneidade e criatividade nos movimentos. O Jazz tem uma característica mais pulsante em seu ritmo, além de demonstrar dinamicidade e exigir a capacidade do praticante em movimentar diferentes partes do corpo de forma sincronizada.  

Assim como no ballet, o jazz também tem a capacidade em trabalhar diferentes partes do corpo, além de agregar muito para a saúde mental de quem pratica. Se trata de um estilo de dança que tem sido cada vez mais procurado em muitas escolas, academias e clubes, principalmente por sua característica livre e sua forma de expressão pessoal. 

Se você gosta de dança e tem interesse em aprender, ou já praticou algum desses estilos e tem vontade de retomar a prática, convidamos você a vir ao Cerâmica Clube. Aqui, além do Ballet e o Jazz, temos outros estilos de dança para você conhecer, praticar e se expressar. Clique aqui e veja todas as atividades que envolvem a dança e agende a sua aula! 

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Fechar Menu