Vôlei e basquete: dois esportes que estimulam corpo e a mente

Que a prática de exercícios físicos fazem bem ao corpo, todos já sabem, mas muitos profissionais da saúde vêm afirmando constantemente sobre a importância da atividade física para a saúde mental. 

É importante frisar que todo tipo de exercício físico tem a sua relevância, mas hoje nós escolhemos dois esportes que além de ótimos para o corpo e a mente, também são muito indicados para o incentivo do trabalho em equipe, concentração, e lógico, te manter em forma. 

O basquete e o vôlei, são duas modalidades distintas, tanto em formato como em regras, mas ambos são ótimos motivadores ao trabalho coletivo, participação e concentração. 

No basquete os times contam com 5 jogadores em quadra, classificados como armadores (bases), extremos e postes (pivôs). Essa organização dependerá dos objetivos no desenvolvimento do jogo. Os armadores ficam ao centro da quadra e, portanto, são os “cabeças” do time. Já os extremos, como o nome indica, ficam próximos às linhas laterais, enquanto os pivôs, são responsáveis pela maior parte dos arremessos de bola ao cesto. 

Já no vôlei são 6 jogadores em quadra, normalmente 3 se localizam próximo a rede e os demais ficam próximo ao fundo da quadra, mas esta formação é rotacional e cada um desenvolve um papel. Eles se dividem em recepção (defesa), bloqueio, armação (levantamento) e ataque. 

Essa organização das duas modalidades já mostra o quão importante é o trabalho em equipe, e o quanto um jogador depende do outro para um jogo ou uma jogada bem sucedida. Dessa forma, ambos os esportes são capazes de estimular maior concentração, aprimorar os reflexos e gerar novas experiências relacionais, além de expandir a concentração de serotonina, o famoso hormônio responsável por regular o nosso humor e outras funções cognitivas do nosso corpo. Isso causa uma sensação de bem estar, reforça a autoestima e a socialização. 

O basquete por ser uma modalidade mais dinâmica no sentido de deslocamento de quadra, passes e jogadas, é ainda mais estimulante para o corpo, como por exemplo a sua capacidade de gerar, força, coordenação e reforçar o sistema cardiorrespiratório. Enquanto o vôlei é mais restritivo no contato físico e deslocamento, ele se torna mais impactante no incentivo do reflexo, autocontrole e da coordenação motora. 

Ambos os esportes podem ser praticados por pessoas de todos os gêneros e idade, sendo mais indicado para crianças a partir dos 5 anos. É importante reforçar que para as crianças, ao iniciar a prática de esportes durante os primeiros anos de vida, pode acarretar benefícios ainda maiores, como um melhor desenvolvimento cognitivo e motor, além do espírito esportivo, que é essencial para uma vida saudável. 

Pratique atividades que vão lhe fazer bem. Clique aqui e conheça as atividades do Cerâmica Clube.