Dançar faz bem para o corpo e para a alma.

 A dança é uma das atividades mais antigas da humanidade. Segundo a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, na pré-história já se dançava, e esta afirmação é possível com base nas pinturas rupestres deixadas nas paredes das cavernas há mais de 10.000 anos a.C. 

A primeira forma de dança é chamada de dança primitiva, e trata-se das formas dessa expressão artística praticadas durante o período pré-histórico, como forma de caça, pesca, e tributo ao misticismo da era. 

Depois, temos as danças milenares, que foram desenvolvidas principalmente por egípcios, gregos e romanos como forma de adoração aos seus deuses, e agradecimento por boas colheitas. 

Na idade média, entre os séculos XV e XVIII, a dança passa por dois distintos momentos, onde, no início da era é tratada como profanação, e passa a ser praticada “ilegalmente” por camponeses. No segundo momento, do meio para o fim da era, a dança passa a ser utilizada pela nobreza como forma de apresentação e entretenimento. É aqui que os passos são estudados, e surge o que hoje conhecemos por ballet. 

No romantismo, os passos de balé passam a ser mais estruturados, elaborados e precisos, seguindo ordens e ritmos específicos. Anos depois, já na dança moderna, temos uma ruptura dessa estrutura de dança, abrindo espaço para movimento mais livres e soltos, e permitindo à bailarina ou bailarino explorar sua própria preferência. 

A dança contemporânea surge em meio ao modernismo, como símbolo de luta e resistência a tudo o que se mostre como um conjunto de regras. Diferenciada, moderna e composta por mudanças de ritmo, este último estilo deriva tudo o que temos hoje como dança, e inspira pessoas a se soltarem nos passos. 

Praticar dança faz muito bem à saúde! 

Através dessa atividade é possível perder entre 300 e 500 calorias por hora. Além da perda calórica, a dança fortalece os músculos, promove equilíbrio corporal, auxilia na coordenação motora e a noção de espaço. 

A dança é também uma poderosa aliada na luta contra o estresse e a ansiedade, já que a atividade libera endorfina e serotonina, hormônios responsáveis pelas sensações de felicidade e bem-estar. 

Pratique dança e viva melhor! 

Cuide do seu corpo e da sua mente com esta atividade relaxante e muito fácil de praticar. 

Clique aqui e conheça os horários de dança do Cerâmica Clube agora mesmo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Fechar Menu