Conheça 3 esportes aquáticos que fazem parte das Olimpíadas

Esportes aquáticos são aqueles praticados dentro da água, seja ela corrente (rios e mares), ou em piscinas. 
Alguns esportes como o nado são conhecidos, mas outros, não possuem tanto reconhecimento, principalmente em lugares onde não há mares, porém, todos possuem beleza, e importância, além de serem altamente necessários de força, preparo físico e empenho na aprendizagem. 
Para praticar um esporte aquático olímpico é preciso antes de tudo disciplina.Como somos seres que respiram apenas fora da água, é necessário condicionar o corpo ao tempo de permanência submerso, e isso exige muito treino e habilidade. 
Outra questão é que os praticantes de esportes aquáticos lidam com pressões diferentes dentro e  fora da água. A força e peso das águas também são fatores muito importantes, totalmente ligados à disciplina do praticante, de forma que percebemos, para obter resultados, é imprescindível a dedicação aos treinos. 
Abaixo, vejamos 3 esportes olímpicos aquáticos, que encantam a todos. 

1 . NADO SINCRONIZADO
O nado sincronizado é uma modalidade olímpica exclusiva para mulheres. Muito apreciado pela beleza dos movimentos, exige alto preparo físico e concentração, já que as nadadoras envolvidas participam de uma dança dentro da água, onde cada uma delas repete o mesmo movimento, ou movimentos diferentes. 
O Brasil não possui medalhas nesta modalide, por tanto, você pode integrar a primeira equipe a trazer o Ouro para casa

2 . REMO. 
A prova de remo faz parte das olimpíadas desde o século XIX. O objetivo é remar e alcançar a distância prevista previamente. 
Nesta categoria, homens e mulheres podem competir, porém, cada qual dentro do sexo especificado. 
Atualmente há 8 tipos de prova, com diferenças entre barcos e remos. 
Na categoria “Palamenta Dupla”, 4 subcategorias participam, sendo elas: 

  • Single Skiff (um remador com 2 remos);
  • Doube skiff (Dois remadores com 2 remos);
  • Four skiff (Quatro remadores com 2 remos). 

Na “Palamenta Simples” há apenas um remo por competidor, e pode ou não haver timoneiro (condutor) por barco. Nesta modalidade, as subcategorias são: 

  • 2 Com (2+): há timoneiro e 2 remadores participam, cada um com um remo;
  • 2 Sem (2-): não há timoneiro e 2 remadores participam, cada um com um remo;
  • 4 Com (4+): há timoneiro e 4 remadores participam, cada um com um remo;
  • 8 Com (8+): há timoneiro e 8 remadores participam, cada um com um remo. 

As provas de remo são classificadas também por idade e peso dos participantes. Nesta atividade, todos os grupos musculares são trabalhados, além de atenção, concentração e coordenação motora. 

3 . SALTOS ORNAMENTAIS
Os saltos ornamentais são uma modalidade de prova onde os competidores saltam de altos trampolins e mergulham na água. Nesta prova, tudo é importante; do tempo gasto na execução do salto à sua dificuldade e tempo de descida na água. 
A prática dos saltos ornamentais exige muito preparo físico, já que o competidor sai de uma altura e emerge nas águas, submetendo seu corpo à outra pressão. 
Os esportes olímpicos aquáticos são muito importantes, e sua prática contribui com o fortalecimento de todo o corpo. Pratique esportes! Inicie suas habilidades com a água nas aulas de natação e hidroginástica do Cerâmica Clube. Clique aqui e saiba mais sobre estas atividades 

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Fechar Menu