Os benefícios das atividades aquáticas

Dentre as atividades aquáticas, hoje destacaremos a natação.

O esporte considerado completo por praticantes da categoria e também por profissionais de atividade física, não ocasiona impactos ao corpo do praticante, ou seja, não oferece riscos a ossos e articulações, além de ser possível de prática em qualquer idade.

Antes de falarmos sobre 4 dos principais benefícios trazidos ao corpo pela prática deste esporte, é válido lembrar: a natação deve sempre ser acompanhada por um profissional, para garantir que não ocorram imprevistos e afogamentos.

O primeiro e um dos principais benefícios proporcionados pela prática da natação é o auxílio na perda de peso. Nadando em intensidades altas, é possível queimar muitas calorias, mas é preciso começar aos poucos e aumentar o ritmo, para que o corpo não se sobrecarregue com os exercícios.

Outra maravilha da natação é a melhora do sistema respiratório. Por meio da natação, os músculos da parede torácica se fortalecem, ajudando o pulmão a se contrair e também a expandir. Estes movimentos permitem que o sistema respiratório se fortaleça, aumentando a capacidade respiratória.

Para asmáticos, este esporte é muito indicado, já que há resultados reais após a prática.

É preciso ser forte para nadar, já que a água é 12 vezes mais densa que o ar. Graças a isso, a natação é um dos poucos esportes que trabalha todos os grupos musculares de uma só vez. Por tanto, se o seu objetivo é se fortalecer, aposte nas piscinas e sinta braços, pernas, coxas, abdômen, peito, costas e tronco se fortalecerem ao mesmo tempo.

E por último, a natação reduz os níveis de estresse. Assim como outras atividades físicas, nadar libera endorfina no organismo, o que produz uma sensação de bem-estar, diminuindo consideravelmente os níveis de estresse, principalmente se realizada mais de uma vez durante a semana.

As atividades aquáticas possuem muitos outros benefícios além destes citados, por isso, invista seu tempo em estar sob a água, movimentando seu corpo e se sentindo bem com isso.

Não esqueça que o Cerâmica Clube possui 4 piscinas e atividades aquáticas disponíveis para seus associados.

 

Se você ainda não faz parte do nosso Clube, clique aqui, e fale com a gente!