A vida do maior tenista brasileiro de todos os tempos: Guga.

Guga (Gustavo Kuerten) foi consagrado como tenista olímpico brasileiro, sendo reconhecido pela revista “Tenis” como “um dos 10 tenistas que transformaram a forma como o tenis é jogado”, em 2014.

No dia do tenista, o Cerâmica Clube aproveita para trazer um pouco sobre o atleta olímpico brasileiro Gustavo Kuerten, popularmente conhecido como Guga.

Sulista, Guga nasceu em Florianópolis no dia 10 de setembro de 1976. Aos amantes de astrologia podemos informar: Guga é virginiano.

Sua história no tênis começou com o apoio do pai, que aos 06 anos o incentivou a praticar o esporte, com auxílio de Paulo Allebrandt, seu primeiro treinador. Após 2 anos jogando tênis, Guga ficou órfão de pai, mas continuou com o esporte que fora por ele inspirado.

Aos 14 anos o treinador Larri Passos (que o acompanhou por toda sua carreira) decidiu investir no rapaz, que a seus olhos era promissor. Ainda na adolescência, Guga foi vice-campeão juvenil do Orange Bowl, e chegou a ser o 3º do mundo na categoria simples, e o 2º do mundo na categoria duplas, sendo campeão desta última no torneio Roland Garros.

Gustavo começou sua carreira profissional em 1995, aos 19 anos, quando ainda não era conhecido do público brasileiro. Em 1996 disputou a Copa Davis junto à equipe brasileira de tênis, em 3 oportunidades. Na primeira oportunidade, fez dupla com o tenista Jaime Oncins, vencendo o Chile por 3X2; na segunda, fez sua estreia na categoria simples, e venceu a Venezuela por 4X1; e na terceira oportunidade, alcançou a primeira divisão da competição ao derrotar a Austrália por 4X1. Ainda em 1996, entre outros torneios, o tenista conquistou seu primeiro título de torneio Challengers.

Entre os grandes fetos de Guga, destacam-se principalmente:

– Vitória sobre o lendário tenista norte-americano André Agassi, em 1997;

– Primeiro tenista masculino brasileiro a vencer o torneio Roland Garros;

– Vitória sobre o espanhol Sargi Bruguera, que o levou da 66ª posição no ranking mundial para a 14ª posição;

– Alcance da 5ª posição no ranking mundial de tenistas, ainda na década de 90;

– Conquista do bicampeonato Roland Garros em 2000, com 63 vitórias, que o colocou na 1ª posição dentre os tenistas mundiais naquele ano;

– Conquista do tricampeonato Roland Garros em 2001, com 60 vitórias, que o colocou na 2ª posição mundial, naquele ano;

– Primeiro tenista da América do Sul a conquistar a 1ª e a 2ª posições no ranking mundial;

– Conquista do Título Brasil Open, em 2002, na Costa do Sauípe;

– Conquista dos Títulos ATP de Auckland e ATP de São Petesburgo, em 2003;

– Vitória sobre o suíço Roger Federer, então nº 1 do mundo, em 2004, que levou o Brasil às quartas de final do Roland Garros;

– Participação na Olimpíada de Atenas, 2004;

– Condecoração esportiva Cruz do Mérito Desportivo, concedida pelo Ministério do esporte brasileiro;

– Carimbo de suas mãos na Calçada da Fama do Maracanãzinho, durante o Rio Champions;

– Recebimento do Troféu Philip Chartier, da Federação Internacional de Tenis, em Paris;

 – Entrada para o Hall da fama de tênis internacional, em 2012.

 

Guga acumulou muitos outros títulos e prêmios além dos aqui citados, consagrando-se como o maior tenista Sul-Americano dos últimos tempos. Atualmente ele vive com sua esposa e seus dois filhos nos Estados Unidos, e sua aposentadoria aconteceu no ano de 2008.

Gostou da história desse grande tenista brasileiro? Então, inspire-se e venha desfrutar da quadra de tênis do Cerâmica Clube!