O Beach Tennis é um esporte relativamente novo, criado em 1987, na Itália, na província de Ravennana. Em 1996 o esporte foi profissionalizado, começando a fazer parte de algumas competições oficiais, porém, no Brasil, a modalidade começou a ser mais praticada somente em 2008. O esporte mescla um pouco do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton e suas regras e práticas vêm se modificando ao longo dos anos.
O Beach Tennis é um esporte democrático, além de ser considerado como uma modalidade de fácil aprendizado, ou seja, é uma prática que exige pouco tempo de quadra para que o praticante já consiga se divertir. Mas isso não significa que o Beach Tennis seja um esporte que não exija técnica, pelo contrário, é necessário um período de treinamento para que se alcance uma técnica mais apurada do esporte.
E para ajudar você que está iniciando nesse esporte, trouxemos algumas dicas para que você possa se tornar um craque no Beach Tennis. Veja as dicas a seguir:
1. Seja ágil e antecipe o movimento
Mantenha o corpo em movimento para facilitar o reflexo, mas não fique andando de um lado para outro, apenas movimente o corpo e de alguns passos. Vá sempre de encontro à bola (não espere que ela chegue até você).
2. Não enterre os pés na areia
Parece uma bobagem, mas é importante manter os pés livres, quando você crava os pés na areia, você dificulta a sua mobilidade, isso pode atrapalhar suas jogadas e principalmente a sua defesa.
3. Atenção a forma como você segura a raquete
Fique com a raquete alta, sempre em frente ao rosto, e, na hora de cortar (o famoso smash), vire o tronco para o lado (isso ajudará a aumentar a amplitude do seu movimento).
O beach tennis fica muito mais fácil de jogar quando a raquete está alta, já que assim ela já estará possivelmente em uma posição que favorece os golpes na bola.
4. Priorize os acertos seguros
É comum ver praticantes de BT que jogam o tempo inteiro no risco, tentando acelerar a bola, forçando o saque, e a consequência disso são muitos erros desnecessários.
No início, priorize passar a bola para o outro lado, não tente cortes e utilizar técnicas que possam terminar em um mal aproveitamento. Vá pegando as técnicas aos poucos e quando você perceber já terá o controle da bola automaticamente.
5. Força do saque
O saque é o momento em que muitos iniciantes começam a pegar o jeito de enviar a bola para o outro lado, mas é importante se atentar ao jeito que você saca para não mandar a bola pra fora, ou bater na rede. Tente tirar um momento para treinar somente o saque, controlar a força, o movimento e a mira. Aos poucos o seu saque ficará matador e você conseguirá fazer um bom jogo.
Agora sim, com essas dicas tudo o que você precisa fazer agora é treinar para quando chegar no jogo seus movimentos estejam limpos, corretos e eficientes. Pratique bastante e com certeza o seu nível de Beach Tennis vai melhorar consideravelmente. Aproveite para vir praticar aqui no Cerâmica Clube, venha jogar com os amigos. Clique aqui e agende o seu horário agora mesmo!