Como ter uma rotina de exercício? Veja 5 dicas que ajudarão você a conquistar resultados

Os benefícios em praticar uma atividade física regularmente vão muito além dos resultados físicos e estéticos que ela proporciona. Com uma rotina cheia de preocupações e compromissos que preenchem a nossa agenda, tornar o exercício físico um hábito diário, ou mesmo que algumas vezes na semana, pode promover um ganho no bem-estar, na qualidade de vida, além de aliviar o estresse do cotidiano que tanto prejudica a nossa saúde.

Mas é importante que exista uma regularidade, pois recorrer aos exercícios vez ou outra, não surtirá os efeitos desejados, por isso, a organização e disciplina são fundamentais para alcançar os objetivos. E se você não sabe por onde começar, nós preparamos algumas dicas para ajudar você a se programar e conquistar resultados. Veja a seguir!

Procure uma atividade que dê prazer

A primeira coisa a se fazer parece ser obvia, mas muitas pessoas procuram por treinos ou exercícios de alta intensidade e que queimam mais calorias, com o objetivo de alcançar mais rápido o resultado, e no final das contas acaba sendo algo desmotivador, pois não estimula o prazer na atividade e se torna algo mecânico, ou seja, “fazendo porque precisa fazer”.

É importante entender que ao praticar uma atividade física, você precisa se encontrar nela, se sentir bem primeiramente, os resultados chegam por consequência, mesmo que demore um pouco mais. Comece pesquisando as atividades, converse com amigos e colegas que já praticam a modalidade e se ainda estiver com dúvida faça uma aula experimental!

Respeite seu corpo

Se você está sedentário, é provável que no início sinta incômodo, dores e o cansaço seja maior. Isso é normal, entretanto é sempre importante ter auxílio de um profissional, realizar um check-up para saber como anda a saúde. Mas é essencial que você tenha calma. Lembre-se que não existem treinos, alimentos ou suplementos milagrosos, o resultado vem com a prática diária e com tempo você atingirá o seu objetivo. Portanto, respeite suas limitações e suas condições físicas, aos poucos você irá progredir.

Escolha o melhor período para treinar

Muitas pessoas preferem começar o dia treinando, pois o exercício físico libera endorfina, uma substância natural (neuro-hormónio) produzida pelo cérebro, essa substância se comunica com o sistema nervoso e é capaz de provocar sensações de bem-estar, relaxamento e motivação para enfrentar a rotina do dia.

No entanto, nem todos gostam de treinar durante a manhã e nem sempre existem horários que batem com a rotina, por isso, escolha aquele momento do dia que mais se adequa a sua agenda e vai!

Regule sua agenda e alimentação

Pratique a disciplina, determine para si mesmo que o momento da sua atividade é tão importante quanto o seu trabalho e lazer. Regularize a sua agenda e separe um horário para praticar exercícios, é importante que seja ao menos meia hora por dia, mas normalmente o tempo de treino, dependendo da modalidade, pode variar entre 50 minutos a 90 minutos.

A alimentação está totalmente ligada ao exercício físico, independente do seu objetivo final. Buscar uma alimentação saudável e balanceada ajudará você a conquistar os resultados e, dessa forma, você terá mais motivação para continuar os treinos.

Descanse

Essa dica pode parecer estranha, mas é isso mesmo, você precisa descansar. Uma rotina de trabalho, treino e outras tarefas do dia a dia, exigem muito do corpo e da mente, portanto, tirar ao menos um dia na semana para repousar o corpo é essencial, além disso, se exercitar sem parar pode causar fadiga muscular, lesões e desacelerar a conquista do resultado almejado.

Por fim, não deixe de fazer as avaliações físicas necessárias antes de iniciar qualquer prática e mantenha o seu corpo sempre hidratado. Aproveitamos para convidar você a conhecer as atividades disponíveis no Clube. Clique aqui e venha se exercitar no Cerâmica Clube!

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Fechar Menu