Conheça história dos Jogos Olímpicos e a sua relevância mundial. Saiba mais!

As Olimpíadas são hoje, um dos eventos mais populares e prestigiados em todo o mundo. Esse prestígio se deve a grande conexão que os Jogos Olímpicos causam entre os espectadores e seus esportes preferidos, além da competitividade que inflama a torcida para o país de origem. 

Os jogos eram realizados na cidade de Olímpia e por isso o nome “Olimpíadas”. A história da competição começa por volta do século VIII antes de Cristo, no período da Grécia Clássica. Os primeiros esportes a integrar as Olimpíadas foram a corrida, corrida com salto, lançamento de dardos, lançamento de discos e luta.  

Durante esse período as olimpíadas tinham um papel tão importante, que os jogos eram capazes de interromper até mesmo as guerras entre as cidades gregas, em ritual conhecido como “trégua sagrada”, a proporção desse impacto era tão grande que, a competição tomava ainda mais força a cada a ano, se tornando aos poucos reconhecida até mesmo fora da Grécia.  

Posteriormente, Atenas foi a cidade que sediou a primeira Olimpíada da Era Moderna, em 1896. Ao todo, 241 atletas divididos por 14 países, competiram em nove modalidades. A partir dessa época, a competição se tornou uma tradição, sendo realizada a cada quatro anos. Com essa exceção do período de 1914 a 1945, quando ocorreram as duas guerras mundiais respectivamente. 

Os jogos Olímpicos têm como tradição o simbolismo de paz entre os povos, ainda que alguns períodos da história tenham sido marcados por guerras, a ideologia por trás de todo o simbolismo olímpico é a paz, competitividade e a transformação da sociedade por meio do esporte, características essas que ficam evidentes durante a abertura dos jogos, quando acontece a cerimônia da chama olímpica, qual tem a função de celebrar a pureza da eterna juventude olímpica e esportiva. 

Devido a pandemia de Covid 19, as olímpiadas que deveriam ter acontecido em julho do ano passado, foram adiadas para este ano, tendo o seu início marcado para o dia 23 de julho. A Chama Olímpica que foi acesa na cidade de Fukushima, nordeste do Japão, já está a caminho de Tokio, através do tradicional revezamento, que acontece de cidade em cidade até chegar a cede de abertura dos jogos. 

Estamos ansiosos para acompanhar os atletas brasileiros nas Olímpiadas e torcer pelo sucesso de cada um. Enquanto os jogos não iniciam, aproveite para praticar o seu esporte preferido no Cerâmica Clube, clique aqui e faça o seu agendamento agora mesmo! 

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Fechar Menu