Muito além de chutes e socos. Veja os benefícios de praticar artes marciais!

As modalidades de esporte que envolvem luta corporal, podem proporcionar inúmeros benefícios à saúde, assim como melhorar o condicionamento físico, diminuir o estresse e contribuir para uma melhor coordenação motora. 

Por se tratar de uma atividade de contato, de certa forma, um pouco mais bruto do que os demais esportes, a execução do treino deve ser acompanhada por profissionais experientes. Sendo assim, cada professor dentro da sua modalidade consegue explorar os objetivos e limites de cada aluno para que o treino não seja um desgaste para ele. 

A prática de uma arte marcial, seja ela qual for, pode promover melhoras não só no aspecto físico, mas no emocional também. Isso acontece por dois motivos. O primeiro, a liberação de serotonina, o “hormônio do humor”, que o nosso organismo libera quando o nosso corpo exerce alguma atividade física, fazendo com que este neurotransmissor atue regulando o nosso humor e outros fenômenos ligados à nossa saúde emocional e mental. O segundo ponto é a autoestima, já que o contato com este tipo de atividade física, promove a sensação de bem-estar, autocontrole e autoconfiança. 

Listamos alguns outros benefícios que podem ser percebidos quando se pratica alguma arte marcial, veja abaixo a lista: 

Emagrecimento: 

Praticar algum tipo de arte marcial desenvolve a musculatura e promove a perda de peso. Muitas modalidades trabalham e fortalecem, sobretudo, o abdômen e a lombar. Além dos músculos inferiores e posteriores 

Desenvolve a disciplina: 

Cada tipo de arte tem seu conjunto de regras de conduta, que são aplicadas e reforçadas pelo mestre ou professor. A disciplina também é exigida do aluno para não perder o treino, já que a falta de compromisso com as aulas o deixa em desvantagem em relação aos demais. 

Combate doenças e regula problemas de saúde: 

Pode colaborar regulando doenças como a pressão alta, colesterol, diabetes e outras. No entanto, é extremamente importante fazer uma consulta ao médico antes de iniciar qualquer tipo de exercício que possa exigir muita energia, principalmente quando se está sedentário. 

Desenvolve os sentidos: 

Trabalha a agilidade e os sentidos, já que, geralmente este tipo de modalidade exige estar sempre alerta e a ter reflexos mais rápidos.