Os grandes nomes da natação brasileira

A natação no Brasil teve o seu início em 1897, enquanto ao redor do mundo o esporte já era praticado desde a metade do século XIX, quando emergiu após a primeira prova em Londres. 

Apesar do início tardio do esporte em nosso país, o Brasil apresentou grandes atletas ao mundo e atualmente vem crescendo cada vez mais nos jogos Olímpicos. 

Em 1932 o mundo conheceu Maria Lenk, a primeira mulher brasileira e Sul-americana a participar das Olímpiadas. Após sofrer de uma forte e complicada pneumonia na infância, seus pais acreditaram que a natação seria uma alternativa para a recuperação de seus pulmões. E aos 17 anos de vida, Maria se destacou por seu desempenho no esporte e subiu no navio rumo aos EUA, para as Olímpiadas de Los Angeles. Mesmo sem conquistar medalhas, Maria ganhou destaque e se tornou uma lenda no esporte e conquistou diversas medalhas e recordes durante a vida, além de garantir o seu espaço no HFNB (Hall da Fama da Natação Brasileira). 

O primeiro medalhista da história da natação brasileira, foi Tetsuo Okamoto, que conquistou a medalha de bronze durante os jogos olímpicos de verão na Finlândia, em 1956. E desde então diversos nomes surgiram fazendo história no esporte e colecionando medalhas para o Brasil. Entre eles, Ricardo Prado, o primeiro medalhista de prata para o Brasil, em 1984, nas Olímpiadas de Los Angeles. Quatro anos depois era a vez de Gustavo Borges, também prata por duas vezes, e consecutivamente Fernando Scherer, conhecido popularmente como Xuxa, que também conquistou seu espaço em Sydney, e trouxe duas medalhas de bronze para a casa. 

Depois de 52 anos desde a primeira medalha, o primeiro nadador a conquistar o ouro para o Brasil, foi César Cielo, em 2008, nas Olímpiadas de Pequim. Cielo também garantiu o recorde de tempo nos 50 metros livres, batendo 21 segundos e 30 centésimos, recorde este que ainda não foi superado. 

Nas últimas Olímpiadas Thiago Pereira e Poliana Okimoto, ganharam destaque na natação brasileira e são promessas de medalhas para os jogos Olímpicos de Tóquio em 2021.E por aqui seguimos na torcida por nossos campeões, nos espelhando e praticando. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Fechar Menu